11 Sintomas De Câncer Que Você Provavelmente Iria Ignorar

Advertisements

Câncer é uma das doenças mais fatais e mais assustadoras. O diagnóstico é sempre um grande choque. Ainda assim, muitos cânceres são altamente curáveis quando descobertos cedo. É por isso que é muito importante estar em alerta constante sobre os sintomas do câncer.

Aqui estão os 11 sintomas de câncer que você NÃO deve ignorar.
Preste muita atenção especialmente ao último, já que pode facilmente ser entendido errado.

Advertisements

1. Perda inesperada de peso

A maioria das pessoas com câncer provavelmente irá perder peso. Se por acaso você estiver perdendo peso sem nenhuma razão específica, como aumento de atividade física ou mudança de dieta, uma perda rápida de peso pode ser um sinal perigoso.

Uma perda inexplicável de 5kg ou mais pode ser um dos primeiros sinais de câncer e pode ser a base para uma detecção mais cedo.

2. Fadiga Persistente

Fadiga persistente pode ser um sintoma importante de leucemia e câncer de cólon ou estômago. Pode se manifestar de forma diferente da fadiga do dia a dia.

A fadiga causada por câncer normalmente não passa nem mesmo após um bom período de sono, além de durar mais tempo. Às vezes é causada por perda de sangue de forma que não dá para notar visualmente.

3. Engrossamento ou nódulo inexplicável

Examine seu corpo regularmente. Um nódulo ou engrossamento de uma região pode ser um sinal antecipado ou tardio de câncer e deve ser imediatamente levado à atenção de um médico.

Preste bastante atenção em novos engrossamentos ou nódulos ou até naqueles que aparentam estar mudando de tamanho. Mas não se estresse demais por causa disso, já que várias dessas mudanças no corpo podem ser completamente benignas.

4. Dor constante

Apesar da dor poder ser sintoma de diversas doenças, também pode ser um indicador de câncer. Se a dor não tem explicação e não passa com nenhum tratamento, certamente é motivo de alerta.

Dependendo do local da dor, pode ser sintoma de tumor no cérebro, câncer de cólon, reto ou até de ovário.

5. Febre frequente

Quase todas as pessoas com câncer passam por febre, especialmente se o câncer é de algum tipo que afete o sistema imunológico.

Apesar da febre ser mais constante nos estágios mais avançados, também pode ser um sinal precoce de câncer de sangue, como leucemia ou linfoma. Em todo caso, se você tem febre com frequência, especialmente sem nenhuma razão aparente, é melhor procurar um médico.

6. Mudanças na pele

Advertisements

Câncer de pele é considerado o tipo mais comum de câncer e às vezes pode ser difícil reconhecer os primeiros estágios.

Se você tiver uma sarda, verruga ou sinal que mude de cor, forma ou perca a borda linear, é altamente recomendável que você vá a algum médico e verifique se é um melanoma ou algum outro tipo de câncer de pele. Porém, além dos próprios cânceres de pele, outros cânceres também podem causar mudanças na pele. Preste atenção a sinais e sintomas que incluem: escurecimento, amarelamento, vermelhidão, coceira, sangramento etc.

7. Mudança em hábitos intestinais ou da bexiga

Se você tem passado por constipação longa, diarreia ou mudança no tamanho das fezes, pode ser uma boa ideia ir a um médico.

Estes são sinais de câncer de cólon. Sintomas de câncer de vesícula ou próstata incluem dor ao urinar, sangue na urina ou mudança no funcionamento da vesícula. Relate esse tipo de sinal imediatamente a um médico, mas tenha em mente que também pode ser sinal de algo mais simples, como uma infecção no trato urinário.

8. Tosse ou rouquidão persistente

Uma tosse de vez em quando não é nada para se preocupar. Mas uma tosse persistente pode ser algo preocupante.

A maioria das tosses não é câncer, mas sempre deve ser avaliada por um médico. Preste muita atenção se a tosse causar dor no peito, ombros ou costas.

9. Sangramento Incomum

Sangramento incomum é algo que sempre vale a pena investigar, mesmo que não seja sinal de câncer. Entretanto, também pode ser sinal de câncer.

Sangue ao tossir, defecar ou urinar e sangramento vaginal fora do comum são todos sinais perigosos.

10. Indigestão ou problema ao engolir

Indigestões que não passam nunca podem ser sinais de câncer. Causas potenciais são cânceres de esôfago, estômago ou garganta.

Porém, na vasta maioria dos casos, indigestão ou problemas ao engolir indicam algo muito mais simples do que câncer.

11. Other Symptoms

Advertisements

Estes sintomas e sinais que revisamos são os mais comuns em pacientes com câncer. Todavia, há uma imensa variedade de sintomas possíveis. Pés inchados, por exemplo, não são necessariamente um sinal de câncer, mas sim efeitos colaterais de tratamentos contra o câncer. Mesmo assim, se estiver sofrendo de inchaços nos pés, é melhor procurar um médico.

De forma geral, se você notar mudanças grandes no visual ou comportamento do seu corpo, especialmente se isso não passar depois de um tempo, é melhor ir ao médico.

Lembre-se que quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores as chances de cura.

Advertisements

Comments