Advertisements
Artrite é uma doença que causa dor e inflamação das articulações. Embora existam alguns tipos diferentes de artrite – psoriásica, reumatoide e osteoartrite – o tratamento de todos eles tem como objetivo diminuir a inflamação.
Alguns alimentos são conhecidos por causar um inchaço doloroso, e seu médico provavelmente recomendará uma dieta de eliminação para determinar quais alimentos são os mais problemáticos para você.
Nenhuma dieta é capaz de curar a artrite, mas pode diminuir a dor que você sente. A seguir, estão os alimentos mais comuns que causam problemas para pessoas com artrite.
1. Açúcares
Inflamação é uma condição dolorosa que mais vale prevenir do que remediar, e uma alta ingestão diária de açúcar te leva diretamente para ela. Isso acontece por causa de um pico em produtos finais da glicação avançada (ou AGEs), que ocorre quando a proteína ou a gordura no corpo interage com o açúcar.
Os AGEs são acusados de acelerar o envelhecimento, aumentar os fatores de risco para doença cardíaca e diabetes e, é claro, de causar inflamação. Açúcar processado também provoca a liberação de citocinas, que são os mensageiros inflamatórios do corpo.
2. Produtos Derivados do Leite
Produtos lácteos contêm um tipo de proteína que irrita o tecido que está ao redor de suas articulações.
Estes produtos não causam problemas para todo mundo, mas de qualquer forma os adultos não precisam ingerir tantos laticínios.
Tente eliminá-los da dieta para ver se seus dias de sofrimento diminuem. É fácil substituir a proteína láctea por alimentos como quinoa, lentilhas, manteigas vegetais, tofu, grãos e espinafre.
3. MSG
Aditivos alimentares são muito problemáticos para pessoas com artrite, e o MSG é o principal exemplo. O MSG é um pó à base de sal que é adicionado a muitos alimentos asiáticos, como o molho de soja.
Mas os alimentos asiáticos não são os únicos vilões. Você também pode encontrar MSG em muitos molhos para salada, misturas de sopa, fast food e frios. O principal problema do MSG é provavelmente o conteúdo de sal, que pode causar retenção de água e inchaço.
4. Tabaco
Tecnicamente, não é um alimento, mas é algo bastante prejudicial de se inserir no corpo.
Estudos revelaram que fumantes têm um a risco mais elevado de desenvolver artrite reumatoide, e o tabaco é prejudicial para as articulações, ossos e tecido conjuntivo. Se você ainda não tem artrite, poderá preveni-la parando de fumar agora. Se você foi diagnosticado, definitivamente deve parar de fumar!
O tabaco não só causa sintomas dolorosos, como também torna o tratamento da artrite menos eficaz e causa complicações adicionais se um dia você precisar de cirurgia.
5. Álcool
Ingerir bebidas alcoólicas frequentemente te torna mais propenso a desenvolver gota, uma doença que pode causar artrite, particularmente nos pés.
Quando você tem gota, o ácido úrico não é metabolizado corretamente, criando pequenos cristais que irritam suas articulações, resultando em inflamação.
Muito álcool também força seu fígado a trabalhar hora extra, deixando-o cansado e causando ainda mais inflamação. E, por fim, quando você bebe muito, você não está preparado mentalmente para tomar decisões sábias sobre os princípios básicos da saúde, ou seja, dieta adequada, exercícios e sono.
6. Sal
Advertisements
Sal é outra coisa que seu médico mandará diminuir, devido ao potencial de causar inflamação das articulações. O sal não afeta todo mundo da mesma maneira, mas a maioria das pessoas ingere uma quantidade muito grande.
Reduzir o sal na sua dieta é uma boa ideia por diferentes motivos. A maneira mais fácil de fazer isso é cozinhando a maioria das suas refeições em casa com produtos frescos. Produtos embalados geralmente contêm uma tonelada de sal, isso sem falar nos conservantes artificiais.
7. Gorduras Saturadas
Comer alimentos com alto teor de gordura saturada piora a inflamação na artrite , especialmente no tecido adiposo (gordura).
Inflamação adiposa também é um indicador de doença cardíaca. As fontes mais carregadas de gordura saturada são os produtos lácteos integrais, a carne vermelha, e alimentos fritos ou processados.
Um estudo realizado na Mount Sinai School of Medicine em 2009 descobriu que a redução da quantidade de gordura saturada na sua dieta também diminui a inflamação e mantém as defesas naturais do corpo fortes.
8. Óleo de Milho/Ômega 6
Precisamos de ácidos graxos ômega 6 em nossa dieta para promover um crescimento e desenvolvimento saudável. Mas, não precisamos de tanto ômega 6 quanto precisamos de ômega 3 (óleo de peixe).
Você vai encontrar ômega 6 nos óleos de girassol, milho, vegetais, soja, amendoim e cártamo, bem como em produtos como molho para salada e maionese.
Visto que muito ômega 6 facilita a liberação de químicos inflamatórios em seu corpo, tente alcançar uma melhor proporção entre ômega 6 e 3, trocando o óleo por azeite de oliva e adicionando sementes, como de linho e abóbora, na sua dieta.
9. Aspartame
Outro aditivo químico que pode ser inteligente evitar é o aspartame. Sabemos que isso pode ser um desafio quando você também está tentando diminuir o açúcar, mas o aspartame não tem nenhum valor nutricional e, por ser feito no laboratório, pode fazer com que seu corpo reaja como se um invasor tivesse atacado.
Isso vai causar uma horrível resposta inflamatória. Nem todo mundo tem essa sensibilidade ao aspartame, mas é bem comum.
10. Carboidratos Refinados
Farinha branca, encontrada em produtos como pão, bolachas, bolos e cereal, é tão processada que não tem nenhum do valor nutricional oferecido pelo trigo original.
Carboidratos refinados são decompostos em açúcar no seu corpo, e causam inflamação interna que, por sua vez, aumenta as citocinas e outros compostos pró-inflamatórios em sua corrente sanguínea.
Em vez de farinha branca, use opções integrais mais saudáveis para seu pão, cereal, macarrão e arroz.
11. Alimentos Preparados em Alta Temperatura
Anteriormente, já falamos sobre AGEs (produtos finais da glicação avançada) e a forma com que eles causam inflamação no corpo.
Outra maneira de ocorrência dos AGEs é quando o alimento é aquecido a uma alta temperatura. Todos esses deliciosos itens grelhados, fritos ou pasteurizados liberam citocinas quando ingeridos e mensagens inflamatórias por todo o seu corpo.
É claro que não dá para deixar de cozinhar muitos de seus alimentos, mas você pode evitar carnes com marcas carbonizadas e comer mais saladas saudáveis ou legumes levemente cozidos.
Advertisements
Cada paciente com artrite é diferente, e você provavelmente vai constatar que alguns dos itens de nossa lista são menos problemáticos do que outros.
Mesmo assim, é importante fazer experimentos sistemáticos com sua dieta, junto com a orientação do seu médico. Entender a sua artrite e o que desencadeia ela pode minimizar a dor e fornecer um qualidade de vida muito maior.
Comments